Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Opinião - O Pássaro de Caxemira

Título: O Pássaro de Caxemira

 

Autor: Linda Holeman

 

Sinopse: «Em Liverpool, na Inglaterra vitoriana, não há lugar para uma rapariga pobre. Ainda criança, Linny Gow conhece estes tempos de agrura. Quando a mãe morre, o pai obriga-a a prostituir-se apenas com 12 anos de idade. Mas Linny tenta a todo o custo sair da vida degradante que leva e consegue um casamento por conveniência com Sommers Ingram, um abastado inglês, partindo sem hesitar para a Índia. Aparentemente, Linny é a esposa perfeita: bonita, graciosa, subserviente. Os sonhos desfazem-se quando o marido revela o seu verdadeiro carácter. »

 

Adorei este livro! Este romance histórico, contado na primeira pessoa, e que descreve a vida de Linny ao pormenor, não deixando de fora nenhuma passagem, por mais hedionda que possa parecer ao leitor que a imagine.

A forma como a protagonista sobrevive a tantos horrores e desafios que a vida lhe proporciona e, mesmo assim, continua a lutar pelo que quer é fantástica.

Desde a vida nas ruas de Liverpool, até ao casamento por conveniência, que se revela apenas mais uma mentira e um novo obstáculo, esta história é viciante e arrebatadora.

A forma como começa "A ti tudo direi – parte verdade, parte memória, parte pesadelo (...)", em que Linny se dirige ao filho, ao querer deixar-lhe escrita toda a sua história de vida, já deixa antever a grandiosidade do romance.

Foi a primeira vez que li Linda Holeman, mas não fiquei desapontada, muito pelo contrário. Aconselho vivamente a quem é fã do género (hei! eu não era fã deste tipo de livros, mas este envolveu-me de tal modo que viciei completamente).

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.